Legislativo e Executivo em Porto dos Gaúchos prometem trabalharem pelo desenvolvimento da localidade
O prefeito reeleito, Vanderlei de Abreu (MDB), elegeu a maioria dos vereadores em sua base de sustentação para esse segundo mandato, todavia, no primeiro mandato também elegeu a maioria dos vereadores, inclusive, a eleição da primeira mulher que comandou o parlamento municipal, Ângela Piovesan teve o seu apoio, aliás, até a segunda mesa diretora que comandou o parlamento municipal também foi eleita com o seu apoio.
Todavia, no último biênio 2023 a 2024 alguns da mesa diretora começaram a apontar supostos erros e problemas na administração do poder executivo, inclusive, protocolando diversas denúncias visando supostamente seriedade e o bom emprego dos recursos públicos.
Entretanto, muitos moradores e lideranças políticas da localidade entendem que houve unicamente interesse pessoal de alguns que usaram o poder legislativo para construírem uma candidatura de oposição ao prefeito, aliás, uma candidatura de oposição para prefeito que era para ser lançada até nos últimos minutos do terceiro tempo das convenções municipais.
Ou seja, alguns passaram de apoios para oposição, mas isso, somente quando foi se aproximando o pleito eleitoral, por isso, é natural encontrar diversas pessoas que comentam que alguns tentaram tomar o comando do poder executivo a toque de caixa, efetuando diversas denúncias e até criando uma CPI no dia de convenção que definiriam os candidatos para prefeito na localidade.
Todavia, apesar da tempestade que procuraram criar, no fim, somente o prefeito acabou registrando a candidatura para a sua reeleição, sendo um fato inédito na história da localidade, ter candidatura única, pois a oposição e os dissidentes outrora da base do prefeito acharam por bem recolher as garras e buscarem eleger somente vereadores.
Entretanto, é obvio que o prefeito reeleito precisará andar atento, pois muitos entendem que alguns vereadores vão usar de tudo para tentarem construir uma candidatura ao paço municipal atacando o poder executivo, aliás, se o prefeito respirar profundamente já poderá sofrer uma denúncia por estar usando muito oxigênio, brinca alguns moradores.
Obvio que a maioria das denúncias realizadas até agora foram arquivadas, comentam alguns apoiadores, por outro lado, comemoram que o grupo político no comando do poder executivo tenha conseguido eleger a mesa diretora, pois entendem que para que o desenvolvimento do município o poder executivo e o poder legislativo precisam trabalhar juntos.
Evidentemente alguns entendem que os vereadores devem sim fiscalizar e acompanhar as ações do poder executivo, mas também destacam que em alguns casos fica evidente que essas prerrogativas estão sendo mal-usadas por alguns vereadores que colocam os seus interesses pessoais acima dos interesses da coletividade, comenta alguns moradores.
Portanto, pela terceira vez o grupo político no comando do poder executivo de Porto dos Gaúchos elege a mesa diretora do parlamento municipal e essa mesa diretora garantem que trabalharão em conjunto com o poder executivo pelo desenvolvimento da localidade.
Pela segunda vez na história da localidade, o parlamento municipal será presidido por uma mulher, Priscila de Moura (PL), tendo como vice-presidente, Claudeir Candido de Oliveira (Caio Pintor) (MDB); primeira secretaria, Juliana Arend (PSB) e o segundo secretário, Valdir Bobbi (PSB).
Logo, essa mesa diretora promete trabalhar junto ao poder executivo, junto ao prefeito pelo desenvolvimento da nossa cidade, mas da mesma forma como ocorreu no primeiro mandato, o prefeito Vanderlei deve ficar atento é com a próxima mesa diretora, para nem apoiar e eleger alguns que venham a usarem o poder legislativo e mesa diretora para lhe derrubar e/ou derrubar aquele que ele vier apontar como o melhor para continuar trabalhando pelo desenvolvimento da nossa cidade, comenta alguns moradores.
Na oportunidade, trazemos um recorte feito a partir da sessão que deu posse aos vereadores, ao prefeito e ao vice-prefeito, momento em que o prefeito reeleito apresentou os secretários (as) que iniciam trabalhando pelo desenvolvimento de Porto dos Gaúchos, o prefeito elencou diversas obras que estão ocorrendo e algumas que pretende realizar, confiram.
Por: Maurilio Trindade Aun
Jornalista com licenciatura plena em Matemática e Bacharel em Direito
Comments